Histórico

Acrópole de Atenas: 10 curiosidades e lendas sobre a Acrópole mais famosa do mundo

Quais são os fatos mais engraçados e as lendas mais estranhas relacionadas à Acrópole de Atenas? Neste artigo, contarei a você todos os fatos divertidos sobre a Acrópole mais famosa do mundo.

Você está pronto? Vamos começar!

IMPORTANTE! Antes de começarmos o artigo, quero avisá-lo: a Acrópole de Atenas é uma das atrações turísticas mais visitadas na Itália e no mundo. Com uma temporada turística que dura o ano todo, é quase certo que, quando você quiser visitá-la, encontrará uma longa fila nas bilheterias. Para evitar isso, recomendamos que você compre seu ingresso on-line. Clique abaixo para reservar sua entrada e acessar a Acrópole em um instante.

acropoli di atene

Ingressos para Acrópole de Atenas

Compre on-line. Escolha o horário de sua preferência. Visite a Acrópole de Atenas, a Ágora Antiga, a Ágora Romana, a Biblioteca de Adriano e outros sítios arqueológicos.

Você pode cancelar gratuitamente até o dia anterior à sua visita.

Os 10 fatos interessantes sobre a Acrópole de Atenas

A Acrópole é o símbolo do classicismo e da Grécia. Certamente, quando se pensa na cidade de Atenas, a imagem da fortaleza sagrada com o Partenon dominando a cidade com suas imponentes colunas vem imediatamente à mente.

Mas o que é uma acrópole? Você deve saber que o Parthenon não é a única “acrópole” na Grécia, nem mesmo no mundo!

Esse termo deriva da união das palavras gregas ἄκρος, que significa “extremo, alto”, com polis, “cidade”. A palavra “acrópole” indica, portanto, a parte mais alta e mais fortificada de uma cidade antiga.

O que torna a Acrópole de Atenas tão famosa é, sem dúvida, a presença do templo de Athena Parthenos, que já abrigou uma estátua da deusa em ouro e marfim.

Você deve estar se perguntando por que Atena, neste artigo vou falar sobre as lendas ligadas ao Parthenon e muitas outras curiosidades, vamos começar!

A Deusa Atena e o mito da fundação da Acrópole

De acordo com a mitologia, foi no próprio local da Acrópole que ocorreu a disputa entre a deusa Atena e o deus Poseidon pela posse da Ática, e diz-se que os vestígios da disputa foram mantidos dentro do pequeno templo de Erechtheus. O mito conta que tanto Atena quanto Poseidon reivindicaram aÁtica de Zeus, a fim de possuir uma região da terra que os honrasse.

Para encerrar a disputa, foi decidido que a divindade que desse aos habitantes de Atenas o presente mais valioso venceria o concurso. Assim, Poseidon, com seu tridente, sacudiu a terra e fez jorrar suas fontes (de acordo com outra versão, o deus fez um cavalo surgir da rocha), enquanto a deusa Atena empunhou sua lança e, batendo-a no chão, fez surgir uma oliveira com folhas de prata. Das azeitonas, os gregos extraíram o precioso óleo, útil tanto como alimento quanto como combustível, e seu rei, Cecrope, declarou Atena a vencedora da disputa.

Você deve saber que, na Grécia, Atena era uma das divindades mais amadas: deusa da guerra e da sabedoria, ela protegia as cidades gregas. Na Ilíada, ela é uma das mais ferozes defensoras dos gregos durante a Guerra de Troia.

A procissão de Panathenaean

A Acrópole era o centro da vida religiosa da cidade de Atenas, simbolizando seu poder e riqueza, e nela ocorriam vários eventos nos quais os atenienses demonstravam sua devoção aos deuses, especialmente a Atena.

Entre as muitas celebrações, a mais importante era o Panathenae. Esse festival era realizado a cada quatro anos para homenagear a deusa Atena, com procissões, sacrifícios e competições esportivas.

As festividades de Panathenae duraram nove dias

  • Durante os três primeiros dias, eram realizadas competições musicais e literárias;
  • Depois, nos três dias seguintes, foram realizadas competições de ginástica e corridas de cavalos;
  • No sétimo dia, eram realizadas danças pírricas e uma lampadromia, uma competição de corrida de tochas, que terminava em uma vigília noturna durante a qual se cantava e dançava;
  • A partir do amanhecer do oitavo dia, começou a procissão do Ceràmico até aAcrópole, carregando o novo peplos, bordado pelas nobres donzelas atenienses, para ser usado pela estátua crislefantina da deusa. A procissão terminou com o sacrifício de mais de cem animais, incluindo gado e ovelhas, cuja carne foi distribuída aos cidadãos;
  • O último dia era dedicado a uma corrida de barcos.

O que você vê hoje não é o primeiro Parthenon

O Partenon atual substituiu um templo anterior, conhecido pelos estudiosos como Pré-Partenon ou Proto-Partenon. Como explica a arqueóloga Ioanna Venieri, os persas destruíram esse templo e muitos outros durante o saque de Atenas em 480 a.C. Após a vitória ateniense sobre os persas, Péricles embarcou em um grande projeto de construção, que tinha a Acrópole como ponta de lança.

acropoli di atene

Ingressos para Acropolis Athens

Compre on-line. Escolha o horário de sua preferência. Visite a Acrópole de Atenas, a Ágora Antiga, a Ágora Romana, a Biblioteca de Adriano e outros sítios arqueológicos.

Você pode cancelar gratuitamente até o dia anterior à sua visita.

As transformações da Acrópole

Durante os séculos, o Parthenon passou por várias transformações. Durante o Império Bizantino, ele foi transformado em uma igreja; sob a ocupação turca, o Parthenon tornou-se uma mesquita e o Erechtheion, nas proximidades, um harém.

A acrópole que você pode ver hoje, que parece ter vindo intacta da era clássica, na verdade não era assim. Em 1832, o Reino da Grécia realizou um trabalho de restauração no local e a filosofia da intervenção foi trazer de volta o monumento como ele havia sido concebido na Grécia clássica, demolindo todos os edifícios medievais e otomanos construídos nos séculos seguintes.

Os roubos dos mármores da Acrópole

lord elgin ruba i marmi del partenone

No início do século XIX, vários elementos do Parthenon e do templo de Atena Nike foram removidos pelo CondeLord Elgin e levados para Londres. Hoje, eles estão preservados no Museu Britânico e a Grécia ainda exige sua devolução.

Você também deve saber que a maioria dos aparatos decorativos que você verá dentro da Acrópole são cópias fiéis. Os originais restantes, por motivos de conservação, estão guardados noMuseuda Acrópole.

Vestígios da guerra contra os persas

Dentro da Acrópole há um antigo memorial de guerra. Por volta de 480 a.C., após a vitória sobre os persas, que saquearam e queimaram muitos dos edifícios, os atenienses decidiram recolher o que restava de seus monumentos e colocá-los em uma nova parede no lado norte da Acrópole como um memorial. Os objetos que agora constituíam os escombros foram queimados e depositados em poços profundos, formando um platô artificial. Esse depósito arqueológico é chamado de preenchimento persa e ainda é visível hoje.

Os números da Acrópole

Um total de 150 pedreiros e 50 escultores foram empregados para criar o aparato escultural do Parthenon. Apenas 30% eram atenienses e o restante dos trabalhadores era composto por 20% de escravos e 50% de metecos (residentes livres, não cidadãos). Entre os operários que trabalharam na Acrópole estava o filósofo Sócrates, que trabalhou lá como pedreiro.

Cerca de 13.400 blocos de mármore pentélico foram usados somente na construção do Partenon.

As ilusões de ótica do Parthenon

architettura partenone atene

O Partenon é famoso por ser o modelo por excelência da arquitetura dórica. Se você observar com atenção, perceberá vários truques que os arquitetos gregos criaram para fazer com que o templo parecesse mais harmonioso e simétrico ao olho humano, verdadeiras ilusões de ótica.

Observe as colunas: você notará que elas se estreitam em direção ao topo. Esse artifício é chamado de entasis e serve para remediar a inevitável aparência de estreitamento no centro do eixo que ocorreria naturalmente se o perfil da coluna fosse reto, devido à perspectiva. Pelo mesmo motivo, o piso também não é perfeitamente reto, mas se curva ligeiramente para cima.

Nem tudo era branco!

partenone colorato acropoli aebne

Todas as decorações de mármore do Parthenon e dos outros monumentos da Acrópole foram embelezadas com cores berrantes e a imagem resultante deve ter sido muito diferente da que vemos hoje.

No passado, na era arcaica, na época de Péricles e na era helenística, os gregos usavam cores e as utilizavam para pintar paredes, templos e estátuas – geralmente usando vermelho, azul egípcio e dourado. Infelizmente, com o passar do tempo, as cores não foram preservadas e isso enganou os estudiosos e artistas do século XIX, tanto que a corrente do neoclassicismo reproduziu a arquitetura clássica como se ela sempre tivesse sido totalmente branca.

Conclusões

Chegamos ao final deste post sobre as lendas e curiosidades relacionadas à Acrópole de Atenas. Se você tiver alguma dúvida, pergunta ou souber de outras curiosidades, deixe um comentário abaixo, terei prazer em respondê-lo.

acropoli di atene

Ingressos Acrópole de Atenas

Compre on-line. Escolha o horário de sua preferência. Visite a Acrópole de Atenas, a Ágora Antiga, a Ágora Romana, a Biblioteca de Adriano e outros sítios arqueológicos.

Você pode cancelar gratuitamente até o dia anterior à sua visita.

Articoli simili

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed